sexta-feira, 10 de abril de 2015

CENÁRIO 10/04/2015

Cenário empreendedorismo - O DCI traça um perfil da empreendedora Bel Pesce. Formada em engenharia elétrica e Ciência da Computação no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, trabalhou em empresas como Microsoft e Google. Depois de sete anos nos Estados Unidos, voltou ao Brasil e criou a FazInova, escola de empreendedorismo que contabiliza dois mil alunos nos cursos presenciais. Ao todo, são quase 100 mil alunos, incluindo os cursos virtuais oferecidos. É autora de três livros. O primeiro deles, "A menina do Vale", já contabiliza dois mil downloads. Agora, planeja lançar gibis em que conta sua história. 

O DCI destaca que, segundo estudo do Sindicato das Empresas Contáveis do Estado de São Paulo (Sescon-SP), muitos empresários estão insatisfeitos com o Simples Nacional, mesmo com mudanças recentes. 57% dos oito  mil empresários consultados defendem a ampliação dos tetos de faturamento e a revisão das taxas para aplicação das alíquotas, mesmo não incluída no pacote aprovado pelo governo. "A conclusão é que as mudanças feitas (universalização dos setores que podem optar pelo Simples), apesar de positivas, já foram defasadas e que mais precisa ser feito", afirmou Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sescon-SP. 

Cenário econômico – ​ Segundo a Folha de S. Paulo, as exportações de calçados para a Argentina, que vêm recuando todos os anos desde pelo menos 2011, registraram alta em março. Na comparação com o mesmo mês de 2014, o número de pares enviados subiu 128,26% e o valor vendido, 85,24%. Além da desvalorização do real, a decisão da OMC (Organização Mundial do Comércio) que obriga a Argentina a eliminar os controles às importações favoreceu os embarques brasileiros de sapatos. 

Valor, Brasil Econômico e Globo.com divulgam que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo, que mede a inflação na capital paulista, avançou 0,68% na primeira prévia de abril, depois de encerrar março com alta de 0,70%, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta quinta-feira (9). Na primeira prévia de abril, o maior peso sobre o IPC-Fipe do mês foi exercido pelo grupo de gastos com habitação. A taxa passou de 1,21% para 1,57%. O IPC-Fipe mede as variações quadrissemanais dos preços às famílias paulistanas com renda mensal entre 1 e 10 salários mínimos.​

Cenário geral – O principais jornais e portais desta sexta-feira destacam que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, reafirmou em depoimento de quase oito horas à CPI da Petrobras nesta quinta-feira (9) que nunca tratou de assuntos financeiros do partido com ex-diretores da Petrobras e que todas as doações recebidas pela legenda são legais, feitas por meio de transações bancárias e mediante recibo. Numa sessão tumultuada, na qual ratos foram soltos no plenário, o dirigente petista – que responde a ação penal na Justiça Federal do Paraná por suposto envolvimento em esquema de desvio de dinheiro na Petrobras – destacou que todas as doações ao PT são declaradas à Justiça Eleitoral.


Cenário regional – ​A TV Diário, de Mogi das Cruzes, informa que 24% (8,8 mil empreendedores) dos empresários da região do Alto Tietê têm entre 16 e 30 anos de idade, segundo estudo do Sebrae-SP. Consultora da entidade afirma que a grande procura de jovens pelo empreendedorismo se deve ao imediatismo ligado à idade e a possibilidade de estabelecer os próprios resultados que pretende alcançar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário