Nosso Brasil, é um país definitivamente do "futuro"... Quando falo de futuro, é porque ainda acho que temos muito para caminhar no mercado internacional. O real início do Brasil no mercado internacional começou na era Collor, mesmo com tantas coisas acontecendo (boas e ruins), o Brasil debutava no mercado Internacional. Antes disso, éramos proibidos de importar, e claro, quem não importa, não exporta... Tem aquele Slogan que dizia "Exportar é o que importa". Embora o Brasil venha crescendo na exportação de produtos, como é o caso dos aviões da Embraer, a nossa pauta está ainda bastante concentrada nos setores que usam muita mão-de-obra (soja, calçados, suco de laranja, mobiliário, celulose, papel, gráfica, vestuário, autopeças, metalúrgicos em geral, etc.). É isso que torna o multiplicador de emprego maior do que as nações mais avançadas.
É claro que para exportar, o Brasil precisa importar e foi depois que o Brasil abriu suas fronteiras para a importação - há quem diga que o Collor abriu as importações do Brasil, eu penso que ele não conseguiu manter as portas fechadas... - foi que o Brasil iniciou seu crescimento nas exportações. O Brasil ainda engatinha no cenário internacional, deve crescer muito e gerar muitos empregos, dai a necessidade de desenvolvermos muitos profissionais qualificados e que dominem uma segunda língua estrangeira...
Marcos Stahl 12/03/2012
Concordo! o Brasil é muito imaturo e inexperiente nesse mercado,mereçe bastante investimento e até mesmo infra-estrutura! é um País que tem tudo para ser um dos Gigantes do Comercio exterior!
ResponderExcluirThiago de Jesus Beker Mattos Chell
RA : B7662C-8
TURMA : GH1A22
(Unip-Pinheiros) Gestão de RH
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcordo com a "necessidade de desenvolvermos muitos profissionais qualificados e que dominem uma segunda língua estrangeira". Hoje o cenário que eu vivo e convivo, vejo pessoas em cargos muito superiores ao meu e com o inglês inferior. É assustador também a quantidade de pessoas que dizem saberem um segundo idioma, quando a realidade está longe disso.
ResponderExcluirNo meu processo seletivo, para uma vaga bilíngue o teste de inglês foi mera formalidade (no meu ponto de vista).
Stephany Yogi Peres UNIP Logística Noturno P3.1
Acho que foi muito bem colocado "Brasil um país do futuro", pois é realmente isso, nosso país tem tudo para ser bom, porém, faltam investimentos, interesses e diversas melhorias. Mas vamos aguardar, vamos ver como que vai ser ano que vem na Copa por exemplo, se vamos nos decepcionar ou surpreender!
ResponderExcluirRoberta Soraya Oliveira Lima - RA: B74CHH-00
Gestão de Recursos Humanos - UNIP - Pinheiros.
Atualmente, dado o sucesso do G-20, e nos conflitos apresentados na OMC o Brasil se encontra numa posição mais favorável no plano internacional, no sentido que sua opinião se tornou mais relevante para a elaboração dos acordos na America do sul e boa parte também no senário internacional. Ra b694ic-4 Unip Pinheiros.
ResponderExcluirCreio que o Brasil vai sempre produzir materias primas de sua raiz inicial, como soja, calçados, etc . Porem para ter uma segunda lingua dominada , deveria investir mais em educação base, assim teriamos um país que influencie mais nas questoes economicas. O Brasil tem um grante potencial no comercio exterior, precisa somente ser mais organizado.
ResponderExcluirIara Nunes Serio
GRH - RMP2013
Sala p3.3 - Noturno
O Brasil tem sim um futuro brilhante ao me ver. Eu acredito e quero muito que isso aconteça. O problema maior aqui são os tramites burocráticos que as empresas enfrentam para importar e exportar. exemplo maior não temos portos para recebimento de materiais e muitas vezes as filas são imensas e desembarque complicado pela burocracia e liberação de cargas.
ResponderExcluirRodney Cruz
Comercio Exterior I - 23/08/2013
RA-B925CB-4
Chac. Sto Antonio
Se formos analisar a 20 anos atrás éramos um Mercado Internacional fechado, Não Importávamos e tão pouco exportávamos quaisquer que sejam as mercadorias..
ResponderExcluirAo passar dos anos, principalmente de uns 10 anos para cá, podemos notar o aumento nos investimentos, o saldo da nossa balança comercial foi sendo cada vez mais positivo (ou seja, muito dólar circulando entre nós), isso se deve ao aumento das exportações que elevou consequentemente a qualidade de vida dos Brasileiros. Porém as Empresas Estrangeiras cada vez estão confiando menos no Brasil e com isso ocorreram uma queda nas exportações, as commodities que alavancavam a economia e a inflação está aí pra quem quiser ver, esse ano o Brasil vai fechar com a Balança negativo. Esperamos que não chegue ao ponto crítico de um período de “vacas magras” vamos esperar os próximos acontecimentos...
Stephanie Alves
RA: B95851-0
Comércio Exterior 1° Semestre
Chác. Sto Antônio
Ainda falta muito para o Brasil ser um bom importador e exportador. Falta infra estrutura adequada. Quanto ao segundo idioma, hoje muitas pessoas estão correndo contra o tempo estão correndo para ter pelo menos o básico, devido aos eventos esportivos que estão previstos para o Brasil, nas escolas o segundo idioma ainda não é prioritário, uma vez que nas escolas públicas não pode reprovar aluno que não sabe ao menos ler e escrever.
ResponderExcluirLaís Sousa Rodrigues
Marketing- 4º semestre / Chácara Sto. Antonio
B316446