segunda-feira, 12 de março de 2012

Brasil no Mercado Internacional - Opinião pessoal...

Nosso Brasil, é um país definitivamente do "futuro"... Quando falo de futuro, é porque ainda acho que temos muito para caminhar no mercado internacional. O real início do Brasil no mercado internacional começou na era Collor, mesmo com tantas coisas acontecendo (boas e ruins), o Brasil debutava no mercado Internacional. Antes disso, éramos proibidos de importar, e claro, quem não importa, não exporta... Tem aquele Slogan que dizia "Exportar é o que importa".  Embora o Brasil venha crescendo na exportação de produtos, como é o caso dos aviões da Embraer, a nossa pauta está ainda bastante concentrada nos setores que usam muita mão-de-obra (soja, calçados, suco de laranja, mobiliário, celulose, papel, gráfica, vestuário, autopeças, metalúrgicos em geral, etc.). É isso que torna o multiplicador de emprego maior do que as nações mais avançadas.
É claro que para exportar, o Brasil precisa importar e foi depois que o Brasil abriu suas fronteiras para a importação - há quem diga que o Collor abriu as importações do Brasil, eu penso que ele não conseguiu manter as portas fechadas... - foi que o Brasil iniciou seu crescimento nas exportações. O Brasil ainda engatinha no cenário internacional, deve crescer muito e gerar muitos empregos, dai a necessidade de desenvolvermos muitos profissionais qualificados e que dominem uma segunda língua estrangeira...

Marcos Stahl 12/03/2012

9 comentários:

  1. Concordo! o Brasil é muito imaturo e inexperiente nesse mercado,mereçe bastante investimento e até mesmo infra-estrutura! é um País que tem tudo para ser um dos Gigantes do Comercio exterior!

    Thiago de Jesus Beker Mattos Chell
    RA : B7662C-8
    TURMA : GH1A22
    (Unip-Pinheiros) Gestão de RH

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a "necessidade de desenvolvermos muitos profissionais qualificados e que dominem uma segunda língua estrangeira". Hoje o cenário que eu vivo e convivo, vejo pessoas em cargos muito superiores ao meu e com o inglês inferior. É assustador também a quantidade de pessoas que dizem saberem um segundo idioma, quando a realidade está longe disso.
    No meu processo seletivo, para uma vaga bilíngue o teste de inglês foi mera formalidade (no meu ponto de vista).

    Stephany Yogi Peres UNIP Logística Noturno P3.1

    ResponderExcluir
  4. Acho que foi muito bem colocado "Brasil um país do futuro", pois é realmente isso, nosso país tem tudo para ser bom, porém, faltam investimentos, interesses e diversas melhorias. Mas vamos aguardar, vamos ver como que vai ser ano que vem na Copa por exemplo, se vamos nos decepcionar ou surpreender!

    Roberta Soraya Oliveira Lima - RA: B74CHH-00
    Gestão de Recursos Humanos - UNIP - Pinheiros.

    ResponderExcluir
  5. Atualmente, dado o sucesso do G-20, e nos conflitos apresentados na OMC o Brasil se encontra numa posição mais favorável no plano internacional, no sentido que sua opinião se tornou mais relevante para a elaboração dos acordos na America do sul e boa parte também no senário internacional. Ra b694ic-4 Unip Pinheiros.

    ResponderExcluir
  6. Creio que o Brasil vai sempre produzir materias primas de sua raiz inicial, como soja, calçados, etc . Porem para ter uma segunda lingua dominada , deveria investir mais em educação base, assim teriamos um país que influencie mais nas questoes economicas. O Brasil tem um grante potencial no comercio exterior, precisa somente ser mais organizado.

    Iara Nunes Serio
    GRH - RMP2013
    Sala p3.3 - Noturno

    ResponderExcluir
  7. O Brasil tem sim um futuro brilhante ao me ver. Eu acredito e quero muito que isso aconteça. O problema maior aqui são os tramites burocráticos que as empresas enfrentam para importar e exportar. exemplo maior não temos portos para recebimento de materiais e muitas vezes as filas são imensas e desembarque complicado pela burocracia e liberação de cargas.

    Rodney Cruz
    Comercio Exterior I - 23/08/2013
    RA-B925CB-4
    Chac. Sto Antonio

    ResponderExcluir
  8. Se formos analisar a 20 anos atrás éramos um Mercado Internacional fechado, Não Importávamos e tão pouco exportávamos quaisquer que sejam as mercadorias..
    Ao passar dos anos, principalmente de uns 10 anos para cá, podemos notar o aumento nos investimentos, o saldo da nossa balança comercial foi sendo cada vez mais positivo (ou seja, muito dólar circulando entre nós), isso se deve ao aumento das exportações que elevou consequentemente a qualidade de vida dos Brasileiros. Porém as Empresas Estrangeiras cada vez estão confiando menos no Brasil e com isso ocorreram uma queda nas exportações, as commodities que alavancavam a economia e a inflação está aí pra quem quiser ver, esse ano o Brasil vai fechar com a Balança negativo. Esperamos que não chegue ao ponto crítico de um período de “vacas magras” vamos esperar os próximos acontecimentos...

    Stephanie Alves
    RA: B95851-0
    Comércio Exterior 1° Semestre
    Chác. Sto Antônio

    ResponderExcluir
  9. Ainda falta muito para o Brasil ser um bom importador e exportador. Falta infra estrutura adequada. Quanto ao segundo idioma, hoje muitas pessoas estão correndo contra o tempo estão correndo para ter pelo menos o básico, devido aos eventos esportivos que estão previstos para o Brasil, nas escolas o segundo idioma ainda não é prioritário, uma vez que nas escolas públicas não pode reprovar aluno que não sabe ao menos ler e escrever.

    Laís Sousa Rodrigues
    Marketing- 4º semestre / Chácara Sto. Antonio
    B316446

    ResponderExcluir