sexta-feira, 8 de maio de 2015

PANORAMA - IMPRENSA 08.05.2015​



Cenário empreendedorismo – Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), promove o 10º Congresso da Micro e Pequena Indústria 2015. O evento tem como objetivo apresentar estratégias e perspectivas para o setor, além de abordar debates sobre temas como: O papel do líder na empresa; Negócios: liderar suas vendas para melhores resultados; Produtividade: conduzir, avaliar e aprimorar; Pessoas: liderar seus talentos e ter um time de sucesso; Liderança e motivação. O Congresso anual é dirigido a empresários de diversos segmentos e proporciona um espaço para networking, troca de experiências entre profissionais. O congresso acontece no dia 25 de maio, no Hotel Renaissance, em São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo www.fiesp.com.br/congressompis, que traz a programação completa do evento.​ 
​ 
Cenário econômico – ​Poupança tem o pior resultado para abril em 20 anos. Saques superaram depósitos em R$ 5,8 bilhões no mês. Desemprego em alta, orçamento mais apertado por causa da inflação e juros mais caros contribuíram, segundo os dados do Banco Central, para o pior resultado para meses de abril e o terceiro pior resultado da série histórica que começa em 1995.
Taxa de desemprego aumenta e chega a 7,9% no primeiro trimestre de 2015, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual equivale a quase oito milhões de pessoas. A região Nordeste teve a maior taxa desocupação do país, 9,6%, a Sul registrou a menor, de 5,1% no período, abaixo da média nacional. A pesquisa revela também que o desemprego para quem tem ensino médio incompleto é maior entre todos os grupos, chegando a 14%. No caso de quem tem ensino superior incompleto, o índice foi de 9,1% e para aqueles com nível superior completo, atingiu 4,6%. Além disso, O desemprego entre as mulheres é maior do que entre os homens. O público feminino é maioria entre as pessoas desempregadas, representando 52,9% dessa população. 

Cenário geral – Governo vai punir quem votou contra ajuste fiscal. Depois da vitória apertada na aprovação da MP que restringe acesso a seguro-desemprego, o Palácio do Planalto vai tratar de forma distinta as traições e ausências ocorridas no plenário da Câmara. Partidos como o PDT, que se aliou a parte da oposição e votou integralmente contra a proposta, terão como punição o represamento das indicações dos cargos do segundo e terceiro escalões do governo federal. Líderes da base governista e assessores presidenciais também pedem a Dilma Rousseff a saída do ministro Manoel Dias (Trabalho), do PDT. Segundo eles, a posição do ministro ficou insustentável depois que todos os 19 deputados do partido presentes à votação da MP 665 traíram a presidente e votaram contra o texto básico que restringe o acesso a benefícios trabalhistas. A presidente deve avaliar a questão nos próximos dias. A expectativa no Palácio do Planalto é de que Dilma use a demissão de Manoel Dias como exemplo.

Conservadores alcançam vitória surpreendente nas eleições britânicas
Partido do primeiro-ministro James Cameron deverá ficar com maioria absoluta dos 650 assentos no Parlamento.
  

​Cenário regional - O Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Penápolis está com inscrições abertas para mais uma edição do curso "Na medida: Gestão Financeira", que será realizado na próxima semana, de 11 a 15 de maio. Durante o curso, o empresário aprende e desenvolve atitudes proativas para um gerenciamento eficiente e eficaz dos aspectos financeiros. Os temas abordados são: planejamento financeiro; fluxo de caixa; preço de venda; demonstrativo de resultados e análise de resultados. Os interessados devem ligar para (18) 3652-1918. ​

Nenhum comentário:

Postar um comentário