quinta-feira, 9 de abril de 2015

NOTÍCIAS 09/04/2015

Cenário empreendedorismo - O UOL relata história de tradicional gráfica de São Paulo, a Fidalga, que encerrou as atividades em 2007, quando a prefeitura adotou a Lei Cidade Limpa, em 2007, e impediu a colocação de "lambe-lambes" na capital. A empresa voltou a funcionar quatro anos depois e, agora, ganha destaque aplicando um viés artístico aos cartazes, que são vendidos como itens de decoração inspirados na arte de rua, como o grafite. Consultor do Sebrae-SP destaca que pelo fato destas empresas que trabalham com produtos ou serviços artesanais serem ameaçadas penas inovações constantes, é ​preciso que invistam na imagem e no apelo emocional e encontrem um nicho de mercado para manter o trabalho valorizado. 

Cenário econômico – ​ A Folha de S. Paulo informa que a compra de imóveis novos na cidade de São Paulo caiu em fevereiro, mantendo a tendência de queda registrada em janeiro, segundo pesquisa do Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário). Em fevereiro foram vendidas 732 unidades residenciais, uma redução de 25,4% em relação ao mesmo mês no ano anterior. Na comparação com janeiro deste ano, a queda foi de 0,7%. As vendas se concentraram principalmente em imóveis de dois dormitórios (330 unidades, 45% do total). Foram movimentados R$ 408 milhões em fevereiro de 2015, segundo a pesquisa, valor 21% menor que o de fevereiro de 2014, considerando os valores atualizados pelo INCC (Índice Nacional de Custos da Construção).

O Globo destaca que, com os reajustes extras para compensar o custo do uso de usinas térmicas, a energia elétrica já acumula alta de 60,42% em 12 meses até março. É um avanço alto na comparação com a taxa registrada no fim de 2014, quando o item encerrou o ano em 17,06%, já influenciado pela crise energética vivida pelo país. Em março, com aumento médio de 22,08%, a conta de luz mais cara foi responsável por mais da metade do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do mês. O item energia elétrica representou 53,79% do IPCA, com impacto de 0,71 ponto percentual.

Cenário geral – Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo destacam que o texto-base do projeto que regulamente e amplia a terceirização no país foi aprovado ontem pelos deputados. Foram 324 votos a favor, 137 contra e duas abstenções. Os parlamentares da Casa ainda podem, no entanto, alterar o texto por meio dos chamados "destaques", que serão votados na próxima semana. Depois, o texto seguirá para o Senado.​ Apesar de atender a pedidos da equipe de Dilma Rousseff, o projeto mantém intacta a premissa defendida por associações empresariais de permitir a contratação de funcionários terceirizados para atividades-fim, e não só para atividades-meio, como ocorre hoje. Usando o exemplo de uma escola, isso significa que a contratação de professores poderá ser terceirizada, e não só a segurança ou a faxina. 


Cenário regional – O Dia, de Marília, divulga que o Sebrae-SP no município oferece o curso "Na medida: gestão financeira", de 13 à 17 de abril, das 18 às 22 horas. O jornal Guarulhos Hoje destaca a realização da Semana do MEI, de 13 à 17 de abril, e destaca as principais atividades programadas para o município. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário