O custo para atrair novos clientes é dez vezes maior do que o esforço necessário para mantê-los. Não aproveitar ao máximo o momento em que o cliente visita o ponto de venda é desperdiçar o melhor momento para persuadi-lo a comprar. Os investimentos para atrair os consumidores ao ponto de venda são cada vez mais altos, razão porque é tão importante que este se sinta muitíssimo atraído na hora da compra, pois é na loja que reunimos os três principais fatores envolvidos na decisão de compra: o consumidor, o produto e o dinheiro.
Merchandising é atingir os consumidores em situação de compra, no entorno e dentro do ponto de venda. Também é definido como uma forma de atividade de ter-se o produto certo, no local certo, na hora certa, ao preço certo. Fazer merchandising nada mais é do que estudar o comportamento de compra por impulso e explorar esta característica dos consumidores que, pelos apelos visuais, muitas vezes não resistem e compram mais do que pretendiam em sua visita ao ponto de venda. Para isso é fundamental a máxima atenção aos detalhes e uso da criatividade.
Fatores que devem ser levados em conta ao planejar o merchandising
Marcas fazem a diferença. Quais as marcas que você oferece no seu ponto de venda? Elas agregam valor ao seu negócio? É mais fácil conquistar mercado quando a marca ou nome da empresa está na cabeça do consumidor. A força das marcas faz muita diferença aos olhos dos clientes e representam confiança e credibilidade na hora de decidir as compras.Inovação
Busque com persistência a simplificação e praticidade.Novas tecnologias
Com a tendência de busca de praticidade e ganhos de tempo, as empresas precisam oferecer soluções rápidas e que proporcionem maior produtividade.Crescimento do autosserviço
Os altos custos de mão-de-obra, nem sempre qualificada, e a busca de praticidade pelos clientes determinam a adoção de mudanças no formato do varejo.Aumento do valor dos serviços
Esteja atento ao crescimento do valor dos serviços em relação aos produtos como estratégia de diferenciação e fidelização de clientes. Com produtos com atributos semelhantes, mesmo de marcas diferentes, o diferencial concentra-se nos serviços agregados. Lembre-se que o cliente compra o pacote de benefícios constituído por elementos tangíveis e intangíveis.Gestão mais eficiente e eficaz
Boa gestão é um pré-requisito para a sobrevivência. Racionalize os espaços, melhore os controles de vendas e estoques. Não abra mão de controles gerenciais informatizados. Administre os recursos humanos com profissionalismo. Selecione, treine, remunere de forma diferenciada e motive incansavelmente a equipe de vendas. Estabeleça indicadores de desempenho de forma que a sua empresa seja bem administrada e se diferencie das demais.Passos para planejar as ações de merchandising
Defina o seu público-alvo.Analise o comportamento de consumo dos consumidores, seus hábitos e padrões de compra.
Defina os objetivos. Formule as estratégias e as formas de controle e avaliação.
Crie estímulos adequados às compras. Leve em conta as necessidades e desejos do seu público, tais como níveis de qualidade, preço, atributos físicos e funcionais desejados.
Zele pela boa impressão passada pelo seu ponto de venda. Cuide da imagem passada através da limpeza, layout, organização, aparência e conservação das instalações, aparência e motivação dos funcionários, pelo seu logo e sua propaganda.
Elabore um calendário promocional anual com base nas datas mais significativas para sua empresa.
O grande objetivo não é vender um produto ou serviço para vários clientes, mas vender todos os produtos e serviços para cada cliente que entra no ponto de venda. Adquira o hábito de planejar as ações de vendas que com certeza sua empresa venderá muito mais.
Escrito Por : Soeli de Oliveira Tem 13 anos de experiência no varejo e 12 anos
em consultoria e treinamento organizacional. É formada em Comunicação Social com
ênfase em Relações Públicas pela FEEVALE. É pós-graduada em Marketing pela ESPM
e pós-graduada em Recursos Humanos pela FEEVALE. Tem Especializada em Dinâmica
dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (SBDG).
em : segunda-feira, 3 set, 2012
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA criatividade hoje é a principal forma de marketing, é preciso criar uma vontade de consumo nos clientes, com a grande similaridade entre os produtos e serviços disponibilizados entre as empresas, se destaca aquela que consegue aguçar mais desejo de consumo de sua marca investindo mais em propaganda para atrair sempre mais clientes para seus produtos ou serviços oferecidos no mercado.
ResponderExcluirLucas da Silva Santos // Com. Exterior 1º sem // RA: 9292i-3
ate algum tempo atras onde a demanda era maior do que a oferta, não existia muita preocupação dos comerciantes e fazer algo diferente, hoje o cenário é outro, onde a disppouta pelo cliente é cada vez maior e aqueles que não se atualizaram e buscaram novas ferramentas, com certeza ficaram para trás!
ResponderExcluirRicardo Medeiros
B560JF-0
GES MKT - Chacara - Not
Muitas empresas usam estratégias baseadas em redes de sucesso acreditando que é mais favorável quanto ao custo/beneficio copiar uma estrutura existente de sucesso do que criar sua própria identidade, o que na prática nem sempre funciona.
ResponderExcluirSergio Paulo da Silva
RA B734ID-4 Comex
Chacarra II 1° Sem.