Com o advento da internet e das redes sociais, os consumidores finais estão muito bem informados. Por sua vez, os compradores nas empresas, estão deixando de ser “colocadores de pedidos” e se transformando em experts em negociação. Já se foi o tempo em que o vendedor era o lado forte da relação cliente-vendedor. O mercado atual se caracteriza por uma proliferação de concorrentes – diretos e indiretos, pela valorização da moeda, maior profissionalismo, necessidade de resultados rápidos, redução das margens de lucro e uma maior consciência dos consumidores de sua importância e direitos.
O departamento de custos ou o escritório são os piores lugares para se obter informações sobre o mercado. A decisão do preço final não deve ser fundamentada apenas pelas fórmulas de cálculos, mas somada à interpretação de tendências e informações colhidas junto aos mercados.
Ao determinar o preço de venda os gestores devem levar em conta três importantes variáveis: o cálculo de custos dos produtos, a sensibilidade dos clientes e os preços praticados pelos concorrentes.
Na precificação com base nos custos, o ponto de partida é o produto. Já na precificação com base no valor, o ponto de partida é a definição do segmento em que a empresa pretende atuar.
Cabe a toda empresa disposta a defender os seus lucros, fazer o seu dever de casa, ou seja:
· definir, com a maior precisão possível, o custo dos produtos e serviços
· avaliar a importância de sua marca no mercado
· saber quais os pontos fortes e fracos da empresa e dos concorrentes
· verificar se a empresa tem potencial produtivo, de recursos humanos, logístico ou financeiro para alcançar os objetivos propostos
· pesquisar no mercado os preços e prazos praticados pelos concorrentes
· listar, com os clientes, os benefícios do seu produto ou serviço valorizados pelos clientes potenciais e pelos quais estão dispostos a pagar mais
· definir o potencial de mercado e a participação desejada
· analisar a possível existência de leis, regulamentos ou normas que possam comprometer ou condenar a estratégia de preços praticados pela empresa no futuro
Escrito Por : Marcos Luthero É consultor, coaching e palestrante do Instituto
Tecnológico de Negócios, nas áreas financeiras, mercadológica, planos de
negócios e planejamento estratégico. E-mail: itn@sinos.net
– Novo Hamburgo – RS.
Tendo em vista que a maioria das pessoas,estão mais atentos a seus direitos como consumidores e muito importante todas as empresas direcionar e capacitar seus colaboradores para um novo sistema de atendimento, e assim aumentando suas vendas para um lucro maior no final. sala 85 ra B694IC-4 logistica
ResponderExcluirHoje com informações de produtos e serviços oferecidos por várias empresas cada vez mais disponível para todos através da internet,
ResponderExcluiras empresas devem hoje ser mais flexíveis na hora de conquistar novos clientes.
Colocando no mercado hoje cada vez mais competitivo, não só produtos com ótima qualidade de consumo, mas de preços mais acessíveis também.
Lucas da Silva Santos // Com. Exterior 1º Sem // RA 9292i-3
Ao contrario de muitos anos atrás, hoje em dia o consumidor possui um enorme acesso a "escolha" por que o mercado esta super competitivo e as lojas já não são tão exclusivas. O preço não só conta no final da compra mais também o diferencial oferecido pela empresa!
ResponderExcluirRodney Cruz
Comercio Exterior I -
RA-B925CB-4
Chac. Sto Antonio
Com certeza o acesso a informação esta mais a cada dia mais versátil e os consumidores mais exigentes.
ResponderExcluirO preço ainda é um grande diferencial no mercado mas definitivamente não é o maior, a qualidade desses produtos e serviços influenciam muito na fidelização dos clientes.
Sergio Paulo da Silva
Unip Comercio Exterior I
RA-B734ID-4
Chácara II
São pontos fundamentais em qualquer transação ultimamente, a qualidade do produto predomina no fator de decisão de compra pois não adianta ver o somente o preço e depois no pós venda o cliente ter dificuldades para ser atendida suas necessidades.
ResponderExcluirEduardo Vieira Rocha
Unip Comércio Exterior 2° semestre
RA b8213j3
Chac STo Antonio