quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Vender preço é suicídio



Não existe uma fórmula consagrada para o sucesso, mas com toda certeza, existem comportamentos que têm o poder de levar ao fracasso, tais como: querer agradar a todo mundo, evitar dizer não, atuar sem foco, trabalhar sem objetivo definido e agir sem planejamento.
Com o advento da internet e das redes sociais, os consumidores finais estão muito bem informados. Por sua vez, os compradores nas empresas, estão deixando de ser “colocadores de pedidos” e se transformando em experts em negociação. Já se foi o tempo em que o vendedor era o lado forte da relação cliente-vendedor. O mercado atual se caracteriza por uma proliferação de concorrentes – diretos e indiretos, pela valorização da moeda, maior profissionalismo, necessidade de resultados rápidos, redução das margens de lucro e uma maior consciência dos consumidores de sua importância e direitos.
O departamento de custos ou o escritório são os piores lugares para se obter informações sobre o mercado. A decisão do preço final não deve ser fundamentada apenas pelas fórmulas de cálculos, mas somada à interpretação de tendências e informações colhidas junto aos mercados.
Ao determinar o preço de venda os gestores devem levar em conta três importantes variáveis: o cálculo de custos dos produtos, a sensibilidade dos clientes e os preços praticados pelos concorrentes.
Na precificação com base nos custos, o ponto de partida é o produto. Já na precificação com base no valor, o ponto de partida é a definição do segmento em que a empresa pretende atuar.
Pesquisas recentes comprovam que enquanto os vendedores consideram o preço o principal fator de decisão de compra, os clientes o colocam em terceiro ou quarto lugar, dando mais importância para outros fatores, como a qualidade e os serviços prestados.
Cabe a toda empresa disposta a defender os seus lucros, fazer o seu dever de casa, ou seja:

· definir, com a maior precisão possível, o custo dos produtos e serviços
· avaliar a importância de sua marca no mercado
· saber quais os pontos fortes e fracos da empresa e dos concorrentes
· verificar se a empresa tem potencial produtivo, de recursos humanos, logístico ou financeiro para alcançar os objetivos propostos
· pesquisar no mercado os preços e prazos praticados pelos concorrentes
· listar, com os clientes, os benefícios do seu produto ou serviço valorizados pelos clientes potenciais e pelos quais estão dispostos a pagar mais
· definir o potencial de mercado e a participação desejada
· analisar a possível existência de leis, regulamentos ou normas que possam comprometer ou condenar a estratégia de preços praticados pela empresa no futuro
Escrito Por : É consultor, coaching e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas financeiras, mercadológica, planos de negócios e planejamento estratégico. E-mail: itn@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.

5 comentários:

  1. Tendo em vista que a maioria das pessoas,estão mais atentos a seus direitos como consumidores e muito importante todas as empresas direcionar e capacitar seus colaboradores para um novo sistema de atendimento, e assim aumentando suas vendas para um lucro maior no final. sala 85 ra B694IC-4 logistica

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  2. Hoje com informações de produtos e serviços oferecidos por várias empresas cada vez mais disponível para todos através da internet,
    as empresas devem hoje ser mais flexíveis na hora de conquistar novos clientes.
    Colocando no mercado hoje cada vez mais competitivo, não só produtos com ótima qualidade de consumo, mas de preços mais acessíveis também.

    Lucas da Silva Santos // Com. Exterior 1º Sem // RA 9292i-3

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  3. Ao contrario de muitos anos atrás, hoje em dia o consumidor possui um enorme acesso a "escolha" por que o mercado esta super competitivo e as lojas já não são tão exclusivas. O preço não só conta no final da compra mais também o diferencial oferecido pela empresa!

    Rodney Cruz
    Comercio Exterior I -
    RA-B925CB-4
    Chac. Sto Antonio

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  4. Com certeza o acesso a informação esta mais a cada dia mais versátil e os consumidores mais exigentes.
    O preço ainda é um grande diferencial no mercado mas definitivamente não é o maior, a qualidade desses produtos e serviços influenciam muito na fidelização dos clientes.

    Sergio Paulo da Silva
    Unip Comercio Exterior I
    RA-B734ID-4
    Chácara II

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  5. São pontos fundamentais em qualquer transação ultimamente, a qualidade do produto predomina no fator de decisão de compra pois não adianta ver o somente o preço e depois no pós venda o cliente ter dificuldades para ser atendida suas necessidades.

    Eduardo Vieira Rocha
    Unip Comércio Exterior 2° semestre
    RA b8213j3
    Chac STo Antonio

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