sexta-feira, 5 de outubro de 2012

CINEMA DO BRASIL ANUNCIA AÇÕES PARA AMPLIAR DISTRIBUIÇÃO DE FILMES BRASILEIROS NO EXTERIOR



O Programa Cinema do Brasil, iniciativa para promoção de filmes brasileiros no exterior executada por meio de parceria entre o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), deu mais um passo para a valorização do cinema nacional. Em evento realizado no último domingo, 30 de setembro, em Paris (França), foram anunciadas duas ações do Programa para ampliar a distribuição em outros países: Copa dos Distribuidores e Prêmio para Agentes de Vendas.
O evento contou com as presenças de distribuidores internacionais, agentes de vendas, produtores e representantes de festivais internacionais, que participaram de um exclusivo encontro de negócios com os produtores brasileiros. A programação também incluiu uma apresentação de um dos maiores ícones da música brasileira, Jorge Benjor.
Estiveram presentes os maiores compradores do cinema internacional, tais como os diretores de vendas das empresas Match Factory, Borsalino-Wild Bunch, Pyramide, Rezo, Memento, Alpha Violet, Fandango, Intramovies, Damned, entre outras. Também compareceram os programadores dos principais festivais de cinema do mundo, entre eles os responsáveis pela Semana da Crítica e pela Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.
Para a diretora de Gestão e Planejamento da Apex-Brasil, Regina Silverio, o evento em Paris foi um importante apoio para aproximar os produtores brasileiros de pessoas que são peça fundamental no mercado cinematográfico internacional: os agentes de vendas. "Nosso cinema tem qualidade e está em um patamar que o credencia cada vez mais a participar do mercado mundial", comenta.
Segundo André Sturm, diretor do Programa Cinema do Brasil, as ações anunciadas durante o evento têm como objetivo incentivar o mercado internacional a olhar para a produção brasileira. "Queremos estimular todas as áreas da indústria cinematográfica a trabalhar com o nosso cinema, cuja qualidade já é reconhecida internacionalmente."
Novas ações do Programa Cinema do Brasil
A Copa dos Distribuidores já está com inscrições abertas para as empresas interessadas em participar. A competição vai premiar os distribuidores que inseriram filmes produzidos por empresas associadas ao Programa Cinema do Brasil em seus catálogos ao longo dos últimos dois anos. Quanto mais filmes brasileiros a empresa distribuiu, mais pontos ela terá na classificação geral.
A competição será dividida em duas fases. Na primeira, serão selecionadas as duas empresas com mais pontos acumulados até dezembro de 2012. O prêmio será uma viagem ao Brasil para conhecer a estrutura produtiva brasileira, participar de rodadas de negócios e, ainda, assistir aos desfiles em uma das noites do Carnaval do Rio de Janeiro.
Na segunda fase, serão premiadas as três distribuidoras com mais pontos acumulados ao longo de 2013, cujos representantes serão convidados a participar de encontros de negócios com produtoras no Brasil durante a Copa do Mundo de 2014. Dentre essas, as duas empresas que acumularem mais pontos na segunda fase também serão premiadas.
Prêmios para Agentes de Vendas e Apoio à Distribuição
A outra ação anunciada pelo Programa Cinema do Brasil e pela Apex-Brasil no evento realizado em Paris foi o Prêmio para Agentes de Vendas. Será premiado o agente de vendas que divulgar e promover um filme brasileiro de modo a conseguir a sua inclusão na seleção oficial dos festivais de Berlim, Cannes, Veneza, San Sebastián ou Sundance em 2013.
Em 2013, o Cinema do Brasil também dará continuidade ao Prêmio de Apoio à Distribuição, realizado desde 2009 e que é voltado às empresas associadas que distribuem filmes brasileiros no exterior. Mais informações sobre as ações, regulamentos completos e fichas de inscrição podem ser consultadas no site do Programa (www.cinemadobrasil.org.br).
Sobre o Programa Cinema do Brasil
Cinema do Brasil é um programa de promoção do cinema brasileiro no exterior. O objetivo do Projeto é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando, assim, a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior.
Idealizado pelo SIAESP, tem como parceiros a Apex-Brasil - que apoia e participa da elaboração das estratégias - e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O Cinema do Brasil conta também com a coparceria do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o apoio institucional da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Fonte: Apex-Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário