O Programa Cinema
do Brasil, iniciativa para promoção de filmes brasileiros no exterior executada
por meio de parceria entre o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São
Paulo (SIAESP) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil), deu mais um passo para a valorização do cinema nacional. Em
evento realizado no último domingo, 30 de setembro, em Paris (França), foram
anunciadas duas ações do Programa para ampliar a distribuição em outros países:
Copa dos Distribuidores e Prêmio para Agentes de Vendas.
O evento contou com
as presenças de distribuidores internacionais, agentes de vendas, produtores e
representantes de festivais internacionais, que participaram de um exclusivo
encontro de negócios com os produtores brasileiros. A programação também incluiu
uma apresentação de um dos maiores ícones da música brasileira, Jorge
Benjor.
Estiveram presentes
os maiores compradores do cinema internacional, tais como os diretores de vendas
das empresas Match Factory, Borsalino-Wild Bunch, Pyramide, Rezo, Memento, Alpha
Violet, Fandango, Intramovies, Damned, entre outras. Também compareceram os
programadores dos principais festivais de cinema do mundo, entre eles os
responsáveis pela Semana da Crítica e pela Quinzena dos Realizadores do Festival
de Cannes.
Para a diretora de
Gestão e Planejamento da Apex-Brasil, Regina Silverio, o evento em Paris foi um
importante apoio para aproximar os produtores brasileiros de pessoas que são
peça fundamental no mercado cinematográfico internacional: os agentes de vendas.
"Nosso cinema tem qualidade e está em um patamar que o credencia cada vez mais a
participar do mercado mundial", comenta.
Segundo André
Sturm, diretor do Programa Cinema do Brasil, as ações anunciadas durante o
evento têm como objetivo incentivar o mercado internacional a olhar para a
produção brasileira. "Queremos estimular todas as áreas da indústria
cinematográfica a trabalhar com o nosso cinema, cuja qualidade já é reconhecida
internacionalmente."
Novas ações do
Programa Cinema do Brasil
A Copa dos
Distribuidores já está com inscrições abertas para as empresas interessadas em
participar. A competição vai premiar os distribuidores que inseriram filmes
produzidos por empresas associadas ao Programa Cinema do Brasil em seus
catálogos ao longo dos últimos dois anos. Quanto mais filmes brasileiros a
empresa distribuiu, mais pontos ela terá na classificação geral.
A competição será
dividida em duas fases. Na primeira, serão selecionadas as duas empresas com
mais pontos acumulados até dezembro de 2012. O prêmio será uma viagem ao Brasil
para conhecer a estrutura produtiva brasileira, participar de rodadas de
negócios e, ainda, assistir aos desfiles em uma das noites do Carnaval do Rio de
Janeiro.
Na segunda fase,
serão premiadas as três distribuidoras com mais pontos acumulados ao longo de
2013, cujos representantes serão convidados a participar de encontros de
negócios com produtoras no Brasil durante a Copa do Mundo de 2014. Dentre essas,
as duas empresas que acumularem mais pontos na segunda fase também serão
premiadas.
Prêmios para
Agentes de Vendas e Apoio à Distribuição
A outra ação
anunciada pelo Programa Cinema do Brasil e pela Apex-Brasil no evento realizado
em Paris foi o Prêmio para Agentes de Vendas. Será premiado o agente de vendas
que divulgar e promover um filme brasileiro de modo a conseguir a sua inclusão
na seleção oficial dos festivais de Berlim, Cannes, Veneza, San Sebastián ou
Sundance em 2013.
Em 2013, o Cinema
do Brasil também dará continuidade ao Prêmio de Apoio à Distribuição, realizado
desde 2009 e que é voltado às empresas associadas que distribuem filmes
brasileiros no exterior. Mais informações sobre as ações, regulamentos completos
e fichas de inscrição podem ser consultadas no site do Programa
(www.cinemadobrasil.org.br).
Sobre o Programa
Cinema do Brasil
Cinema do Brasil é
um programa de promoção do cinema brasileiro no exterior. O objetivo do Projeto
é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado
internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico
para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua
produção, valorizando, assim, a imagem da indústria cinematográfica nacional no
exterior.
Idealizado pelo
SIAESP, tem como parceiros a Apex-Brasil - que apoia e participa da elaboração
das estratégias - e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O
Cinema do Brasil conta também com a coparceria do Ministério das Relações
Exteriores (MRE) e o apoio institucional da Agência Nacional do Cinema
(Ancine).
Fonte: Apex-Brasil
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