
Na ocasião, 22
empresas brasileiras dos setores de casa e construção civil, alimentos, bebidas
e agronegócios, moda, máquinas e equipamentos e tecnologia e saúde participarão
de encontros de relacionamento, no espaço montado pela Apex-Brasil no circuito
de Sonoma, com potenciais compradores estrangeiros de 50 empresas.
A Apex-Brasil e
entidades parceiras realizarão também ações promocionais nos dias que antecedem
à corrida. "Esta etapa do Projeto Fórmula Indy será realizada na região de maior
desenvolvimento econômico e tecnológico dos Estados Unidos. A presença
brasileira, por meio dos empresários e entidades setoriais que estarão em
Sonoma, reforçará a imagem do país como um forte competidor mundial no segmento
de tecnologia", diz o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.
Na corrida de
Sonoma, o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmoveis)
participará pela primeira vez do Projeto Fórmula Indy, levando 20 convidados
brasileiros e estrangeiros da indústria mobiliária para encontros de
relacionamento no espaço montado pela Apex-Brasil.
Tecnologia e
investimentos
No dia 24 de agosto
(sexta-feira), será realizado o workshop "O mercado de alta tecnologia no Brasil
- tendências e oportunidades", na cidade de Palo Alto (EUA), com a participação
de 40 convidados internacionais. O evento é organizado, em parceria, pela
Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), pela
Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação
(Brasscom) e pelo consulado-geral do Brasil em São Francisco (EUA).
O objetivo do
seminário é divulgar as vantagens competitivas do Brasil na terceirização de
serviços a outros países, além de impulsionar as vendas externas da indústria
brasileira de tecnologia da informação (TI) nos mercados dos Estados Unidos
(EUA) e Canadá. Na ocasião, cinco empresas brasileiras terão encontros com 40
compradores do setor de TI.
A marca Brasil IT
+, que é usada na promoção das exportações do setor de TI pela Apex-Brasil e
entidades parceiras, será mencionada como nome oficial da corrida de Sonoma até
o sábado (25) em todos os meios de comunicação oficiais da Fórmula Indy na
região da Califórnia. Além disso, peças publicitárias com a marca estarão
espalhadas em pontos estratégicos do circuito de forma a ficarem em evidência
durante as transmissões das corridas.
A Apex-Brasil
também promoverá ações focadas no segmento de semicondutores. Cinco empresas
estrangeiras participarão, em Napa (Califórnia, EUA), na próxima sexta-feira
(24/8), de encontros com representantes dos Ministérios do Desenvolvimento,
Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Ciência e Tecnologia (MCTI) e também
da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) A intenção é
apresentar as condições favoráveis no Brasil para que as empresas estrangeiras
possam iniciar produção e pesquisa e desenvolvimento em território
brasileiro.
Balanço
Em 2011, o Projeto
Fórmula Indy gerou um total de US$ 897 milhões em negócios para as empresas
brasileiras. O número é 52,3% maior do que o registrado em 2010 (US$ 589
milhões). No ano passado, a iniciativa promoveu, durante as 15 corridas da
temporada, ações de relacionamento (networking), promoção comercial e de imagem
e mídia junto a 400 empresas estrangeiras, 148 empresas brasileiras e 25
entidades setoriais.
Em 2012, o Projeto
Fórmula Indy tem ações nas 15 provas da categoria, sendo 12 nos Estados Unidos e
duas no Canadá, além da corrida em São Paulo, no Brasil.
Fortalecendo sua
liderança mundial na produção de energia limpa e renovável, desde 2009, o Brasil
marca presença na Fórmula Indy também por meio do fornecimento do etanol de
cana-de-açúcar como combustível para todos os carros competidores.
Fonte: Apex-Brasil
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