sexta-feira, 24 de agosto de 2012

APEX-BRASIL E FDC PROMOVEM CAPACITAÇÃO EM INTERNACIONALIZAÇÃO PARA EMPRESAS



A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), promoveu, no dia 21 de agosto, em São Paulo, o Seminário "Capacitação em Internacionalização como Fator Estratégico de Competitividade". Representantes de cerca de 100 empresas que integram projetos de promoção comercial desenvolvidos pela Apex-Brasil e entidades setoriais parceiras participaram do evento, que apresentou as bases de curso a ser ministrado pela FDC nos dias 3, 4 e 5 outubro e 21 e 22 de novembro.
O Seminário tratou das oportunidades e desafios enfrentados pelas empresas brasileiras no processo de internacionalização de seus negócios. O programa incluiu apresentações de acadêmicos ligados à FDC e o depoimento de representante da Artecola, sobre a atuação da empresa no exterior, no ramo de silicones, solventes, termofilmes, colas, adesivos e soluções em acabamento.
A diretora de Gestão e Planejamento da Apex-Brasil, Regina Silvério, abriu o evento e disse que a capacitação em internacionalização contribuirá para elevar ainda mais o patamar de gestão de negócios nas empresas brasileiras. "Este treinamento tem como foco principal a necessidade das empresas terem uma estratégia e um planejamento para sua inserção no mercado internacional. Não podemos mais querer exportar sem entender um mercado, a forma de selecionar um mercado-alvo ou como abordamos os compradores. As relações comerciais evoluíram e hoje temos desafios maiores, que esta capacitação ajudará a superar", afirma Regina Silvério.
Palestras
No evento, os empresários assistiram apresentações sobre "Cenários da economia internacional e tendências do mercado mundial", do coordenador da Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil, Marcos Lélis; e "Estratégias de internacionalização", do coordenador da Unidade de Estratégia de Mercado da Apex-Brasil, Juarez Leal. Os professores da FDC Luiz Carlos de Carvalho e Sherban Cretoiu apresentaram os temas "A criação de valor internacional" e "A criação de valor internacional e o Programa Internacionalização e Competitividade (Inter-Com)".
O coordenador de Mercado Externo da Artecola, Juliano Oliveira, apresentou um histórico do processo de internacionalização da empresa gaúcha, iniciado em 1997. "Decidimos nos internacionalizar porque queríamos expandir o mercado. Vários caminhos e estratégias fazem parte deste processo, mas hoje a Artecola tem o foco em expansão por meio de aquisição de empresas locais, principalmente na América Latina", explicou.
Empresas
Os empresários participantes no evento de lançamento do curso destacaram a importância do processo de internacionalização para seus negócios. "Estamos em fase de reestruturação de nosso modelo de gestão e precisamos diversificar os mercados, para não ficarmos dependentes apenas dos Estados Unidos e da União Europeia", conta Solange Costa, analista de exportação da Scalina, empresa que atua no segmento de meias e lingeries.
"Nossa empresa sempre exportou, mas muitas vezes com base mais na cultura interna dos colaboradores. A ideia de fazer o curso é importante para capacitar os departamentos envolvidos com a realidade atual", disse o gerente de negócios da Brazilian Pet Foods, Dalton Ferreira, que trabalha com alimentos e acessórios mastigáveis para animais de companhia. "Queremos transformar a internacionalização da empresa em um caminho mais rápido e fácil, sem tantos problemas e, sob este aspecto, a profissionalização dos envolvidos neste processo é fundamental", complementa Marcos Moscardo, da Dentoflex, empresa que atua no segmento de equipamentos odontológicos.
Luiz Magno, gestor de comércio internacional da Razzo, empresa do setor de higiene pessoal e limpeza, acredita que esta capacitação possibilitará à sua empresa desenvolver um projeto de internacionalização consistente para atingir as metas desejadas. "Muitas vezes os investimentos em exportação são inibidos pela falta de conhecimento e o curso pode ajudar bastante a conhecermos detalhes importantes do processo de internacionalização", diz Magno.

Fonte: Apex-Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário