A Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria
com a Fundação Dom Cabral (FDC), promoveu, no dia 21 de agosto, em São Paulo, o
Seminário "Capacitação em Internacionalização como Fator Estratégico de
Competitividade". Representantes de cerca de 100 empresas que integram projetos
de promoção comercial desenvolvidos pela Apex-Brasil e entidades setoriais
parceiras participaram do evento, que apresentou as bases de curso a ser
ministrado pela FDC nos dias 3, 4 e 5 outubro e 21 e 22 de novembro.
O Seminário tratou
das oportunidades e desafios enfrentados pelas empresas brasileiras no processo
de internacionalização de seus negócios. O programa incluiu apresentações de
acadêmicos ligados à FDC e o depoimento de representante da Artecola, sobre a
atuação da empresa no exterior, no ramo de silicones, solventes, termofilmes,
colas, adesivos e soluções em acabamento.
A diretora de
Gestão e Planejamento da Apex-Brasil, Regina Silvério, abriu o evento e disse
que a capacitação em internacionalização contribuirá para elevar ainda mais o
patamar de gestão de negócios nas empresas brasileiras. "Este treinamento tem
como foco principal a necessidade das empresas terem uma estratégia e um
planejamento para sua inserção no mercado internacional. Não podemos mais querer
exportar sem entender um mercado, a forma de selecionar um mercado-alvo ou como
abordamos os compradores. As relações comerciais evoluíram e hoje temos desafios
maiores, que esta capacitação ajudará a superar", afirma Regina Silvério.
Palestras
No evento, os
empresários assistiram apresentações sobre "Cenários da economia internacional e
tendências do mercado mundial", do coordenador da Unidade de Inteligência
Comercial e Competitiva da Apex-Brasil, Marcos Lélis; e "Estratégias de
internacionalização", do coordenador da Unidade de Estratégia de Mercado da
Apex-Brasil, Juarez Leal. Os professores da FDC Luiz Carlos de Carvalho e
Sherban Cretoiu apresentaram os temas "A criação de valor internacional" e "A
criação de valor internacional e o Programa Internacionalização e
Competitividade (Inter-Com)".
O coordenador de
Mercado Externo da Artecola, Juliano Oliveira, apresentou um histórico do
processo de internacionalização da empresa gaúcha, iniciado em 1997. "Decidimos
nos internacionalizar porque queríamos expandir o mercado. Vários caminhos e
estratégias fazem parte deste processo, mas hoje a Artecola tem o foco em
expansão por meio de aquisição de empresas locais, principalmente na América
Latina", explicou.
Empresas
Os empresários
participantes no evento de lançamento do curso destacaram a importância do
processo de internacionalização para seus negócios. "Estamos em fase de
reestruturação de nosso modelo de gestão e precisamos diversificar os mercados,
para não ficarmos dependentes apenas dos Estados Unidos e da União Europeia",
conta Solange Costa, analista de exportação da Scalina, empresa que atua no
segmento de meias e lingeries.
"Nossa empresa
sempre exportou, mas muitas vezes com base mais na cultura interna dos
colaboradores. A ideia de fazer o curso é importante para capacitar os
departamentos envolvidos com a realidade atual", disse o gerente de negócios da
Brazilian Pet Foods, Dalton Ferreira, que trabalha com alimentos e acessórios
mastigáveis para animais de companhia. "Queremos transformar a
internacionalização da empresa em um caminho mais rápido e fácil, sem tantos
problemas e, sob este aspecto, a profissionalização dos envolvidos neste
processo é fundamental", complementa Marcos Moscardo, da Dentoflex, empresa que
atua no segmento de equipamentos odontológicos.
Luiz Magno, gestor
de comércio internacional da Razzo, empresa do setor de higiene pessoal e
limpeza, acredita que esta capacitação possibilitará à sua empresa desenvolver
um projeto de internacionalização consistente para atingir as metas desejadas.
"Muitas vezes os investimentos em exportação são inibidos pela falta de
conhecimento e o curso pode ajudar bastante a conhecermos detalhes importantes
do processo de internacionalização", diz Magno.
Fonte: Apex-Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário