quarta-feira, 15 de junho de 2016

PROFISSÃO - COMÉRCIO EXTERIOR


Graduação Tecnológica
O profissional de Comércio Exterior entende das técnicas e dos métodos de compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países. Ele acompanha os acontecimentos internacionais, tanto econômicos quanto políticos, e eventuais conflitos armados, para caracterizar mercados consumidores ou empresas fornecedoras. Analisa as tendências dos mercados nacional e internacional, identifica as necessidades de seus clientes e fornecedores, identifica oportunidades de compra ou venda, elabora estratégias de negócio e marketing e define a logística, como frete e estocagem dos produtos importados ou exportados. Seu campo de trabalho inclui empresas importadoras ou de logística, empresas privadas dos mais diversos setores, que fazem importação e exportação, instituições financeiras, agências governamentais de desenvolvimento econômico, empresas de câmbio e de seguro. Você pode ingressar na carreira com um curso tecnológico.

Testes Profissionais

Mercado de Trabalho

A globalização leva um número cada vez maior de empresas a oferecer seus produtos e serviços no mercado internacional. Ao mesmo tempo, essas empresas precisam muitas vezes recorrer a fornecedores estrangeiros. Isso favorece o mercado de trabalho para o profissional de Comércio Exterior. Ele é procurado para dar a uma organização condições de competir com outros vendedores, negociando melhor com os compradores estrangeiros. Ou para comprar no exterior insumos e produtos acabados sob condições mais vantajosas. As áreas de logística, legislação aduaneira, prática cambial, exportação e importação, marketing e negociação internacional são as que mais demandam profissionais. Além de atuar em empresas privadas, é possível trabalhar, também, em agências governamentais e em organismos internacionais, e oferecer assessoria e consultoria a empresas de pequeno e médio. A maioria dos empregos encontra-se nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Crescem as oportunidades na Região Sul e são boas as perspectivas para o Nordeste, com destaque para Bahia, Pernambuco e Ceará, principalmente nos polos industriais desses estados.

CursoOrientação Profissional
Os cursos de bacharelado mesclam matérias da área de Exatas com as mais específicas da área de Comércio Exterior. Estudam-se matemática financeira, administração, economia, contabilidade e estatística. O currículo ainda é recheado de disciplinas como direito internacional, logística e negociações internacionais. Não ficam de fora sociologia, inglês, espanhol, ética e comunicação empresarial. O estágio é obrigatório no último ano. 

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Comércio Intern.; Neg. Intern.


A formação de tecnólogo ganha espaço no Brasil. O número de cursos nessa modalidade supera em muito o de bacharelados. A grade curricular não é muito diferente da do bacharelado: o curso começa com as disciplinas estruturais, como matemática, inglês instrumental, comunicação empresarial e conceitos básicos de comércio exterior. Depois, enfatiza os temas de economia, marketing, administração, direito internacional e legislação aduaneira. Alguns cursos formam o profissional para a carreira de relações comerciais internacionais corporativas. 

Duração média: 2 anos. 

Outros nomes: Gestão de Comércio Ext.; Gestão em Comércio Ext.

O que você pode fazer

Agenciamento de carga

Contratar frete e seguro internacional e acompanhar embarque e desembarque de mercadorias.

Análise

Servir de intermediário para o fechamento de contratos de compra e venda com empresas estrangeiras, de acordo com a legislação vigente.

Consultoria

Assessorar empresas de médio e pequeno portes que desejem iniciar negociações internacionais.

Cotação

Fazer cotação de moedas internacionais e de produtos.

Gestão

Estudar e determinar o mercado com o qual se deseja operar e elaborar os objetivos e as metas da exportação.

Logística

Determinar a forma de transporte dos produtos.

Marketing internacional

Fazer a análise de mercado e adaptar as mercadorias para a cultura local onde o produto será comercializado.

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/administracao-negocios/comercio-exterior-684647.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário