segunda-feira, 15 de junho de 2015

TROCAS DE OFERTAS ENTRE MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA DEVE SER CONCLUÍDA ATÉ O FINAL DO ANO, AFIRMA ARMANDO MONTEIRO


O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, afirmou que Mercosul e União Europeia (UE) devem concluir até o final do ano as ofertas de acesso aos seus mercados. "Nós certamente avançamos nas negociações", disse o ministro, após participar nesta quinta-feira (11), em Bruxelas, de reunião com a comissária Europeia para o Comércio, Cecilia Malmström, e representantes do Mercosul.
Em comunicado conjunto divulgado após o encontro, Mercosul e UE reafirmaram a "importância de aprofundar e ampliar a relação entre os dois blocos e, para esse fim, realizaram uma troca franca e aberta de pontos de vista sobre o estado das negociações para um Acordo de Associação ambicioso, abrangente e equilibrado".
Mercosul e UE sublinharam a importância de manter a atmosfera construtiva que tem orientado as negociações até agora e trocaram informações gerais sobre suas respectivas ofertas de acesso a mercados, em conformidade com o que havia sido acordado na Cúpula Mercosul-UE, em Madrid, em 17 de maio de 2010. Segundo Armando Monteiro, "o Mercosul está pronto para fazer a troca de ofertas com a UE".
Além de Armando Monteiro, o Mercosul esteve representado por Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores; Carlos Bianco, secretário de Relações Econômicas Internacionais do Ministério das Relações Exteriores da Argentina; Eladio Loizaga, ministro das Relações Exteriores do Paraguai; Rodolfo Nin Novoa, ministro das Relações Exteriores do Uruguai; e Alexander Yanez, vice-ministro para a América Latina e o Caribe da Venezuela.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário