segunda-feira, 15 de junho de 2015

BRASIL E CHILE DISCUTEM TEMAS COMERCIAIS E DE INVESTIMENTOS RECÍPROCOS


Representantes dos governos brasileiro e chileno participam, na próxima segunda-feira (15), de reunião bilateral de comércio e investimento em Santiago. Liderada pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, a delegação brasileira também será integrada por representantes de cinco setores: automotivo, têxtil, alimento, máquinas e equipamentos e alumínio.
Para Ivan Ramalho, a realização de reuniões de diálogo bilateral é relevante para a retomada do crescimento do comércio exterior brasileiro. "O fórum bilateral é muito importante. Nesses encontros nós conseguimos identificar entraves, resolver problemas pontuais e promover o comércio", explica. Ramalho também ressalta que a participação do setor privado nas reuniões bilaterais é fundamental. "A discussão entre privados é muito efetiva. Conseguimos avançar muito quando as partes interessadas acompanham as reuniões".
No encontro, as delegações de Brasil e Chile debaterão a relação comercial, os avanços já alcançados desde o último encontro, além de temas como a cooperação em produtos farmacêuticos, equivalência de documentos, biodisponibilidade, além de rótulos de produtos cosméticos e pesqueiros.
Do lado chileno, existe a solicitação de revisão da proibição de exportação de suco de uva em embalagens com mais de cinco litros para o mercado brasileiro. Os chilenos também querem conhecer a experiência brasileira e estabelecer cooperação sobre clusters produtivos e transferência de tecnologia e pedem apoio do Brasil à incorporação do novo acordo aduaneiro como novo protocolo adicional ao Acordo de Complementação Econômica (ACE-35).

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário