sexta-feira, 22 de maio de 2015

PANORAMA - IMPRENSA 22.05.2015


Cenário empreendedorismo – O jornal Bom dia Brasil, Rede Globo, de ontem (21), exibiu reportagem sobre o aumento de empresas abertas em decorrência de pessoas que viram no negócio a única opção após perderem o emprego. O diretor-superintendente do Sebrae-SP falou com a reportagem sobre as diferenças entre empreender por “necessidade” e “oportunidade”. Assim como Bruno Caetano, a matéria destacou que planejamento é fundamental.  

Cenário econômico –  A taxa de desemprego no Brasil atingiu o maior nível em quase quatro anos. Em abril, ela atingiu 6,4% e registrou sua quarta alta seguida. O número da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgado nesta quinta-feira (21) pelo IBGE é o mais alto desde maio de 2011, quanto também ficou em 6,4%. Em abril de 2014 a taxa foi de 4,9%.
Desde o início do ano o mercado de trabalho no país vem mostrando recorrente esgotamento, com aumento da procura por emprego e menor criação de vagas ou demissões, diante da perspectiva de contração da economia brasileira este ano em meio ao aperto monetário e inflação alta, além do ajuste fiscal em curso.
A PME mostrou que em abril a população desocupada, grupo que inclui pessoas sem trabalhar, mas à procura de uma oportunidade, subiu 4,2% ante o mês anterior, avançando 32,7% sobre o ano anterior, para 1,557 milhão de pessoas. Por sua vez, a população ocupada teve alta de 0,2 por cento sobre março, chegando a 22,769 milhões de pessoas, o que significa que caiu 0,7 % ante o mesmo período do ano anterior.
O IBGE ainda informou que a renda média real teve perda de 0,5% em abril sobre março e caiu 2,9 por cento sobre um ano antes, a R$ 2.138,50.

Cenário geral – A Secretaria Municipal de Saúde afirma que os números de caso de dengue começam a cair em São Paulo. A chegada do frio e a diminuição da umidade relativa do ar contribuem para a queda dos índices. Até o dia 8 de maio a cidade havia registrado 57.794 casos ante 20.534 casos no mesmo período de 2014. O quadro atual ainda requer cuidado. Dos 96 distritos de São Paulo, 54 ainda estão em estado considerado de epidemia. Ao todo, 14 pessoas morreram em decorrência da doença na cidade. Outras 24 mortes estão em investigação.   


Cenário regional – A EPTV de Ribeirão Preto destacou a importância da entrega da declaração anual do MEI. A analista de negócios do Sebrae Mariana Molina explicou os benefícios que o empreendedor perde ao não entregar a declaração anual, que tem prazo até 31 de maio. A reportagem explica ainda que a declaração pode ser feita gratuitamente no site e dúvidas podem ser retiradas com representantes do Sebrae-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário