Volkswagen Jetta
Por Luís Perez // Foto: Divulgação
Antes de desembarcar nas lojas e depois na sua garagem, o carro importado (que representa quase 20% de todos os modelos vendidos no País) faz uma longa viagem de navio. Como o Brasil tem dimensões continentais, o local da entrada varia dependendo da estratégia de cada marca.
A regra geral é usar o porto mais próximo de seus centros de logística ou de futuras instalações. É por isso que todos os BMW entram por Itapoá (SC), cidade bem próxima à Araquari, onde vai ficar a futura fábrica da marca. Há também quem importe seus carros por mais de um lugar, caso de Fiat eVolkswagen, por exemplo. Confira no mapa abaixo por onde chega o carro dos seus sonhos
E PELO AR?
É raríssimo um carro chegar ao Brasil por avião. O custo chega a ser três vezes mais alto que por via marítima. Fora os ricaços ansiosos, o valor se torna proibitivo para importação em larga escala.
UM QUINTO DO BOLO
De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes, em 2013 foram licenciados no Brasil 703.468 importados (o que inclui o Mercosul), sendo 469.381 de carros de passeio e 234.087 comerciais leves. No total, isso representa 18,8% do que foi vendido no País. Há dez anos, eles eram menos de 5%