quinta-feira, 2 de outubro de 2014

PANORAMA – IMPRENSA ​02.10. 2014 ​




Cenário empreendedorismo – O Sebrae-SP lançou a cartilha ‘Venda Melhor Dia das Crianças’ para auxiliar os comerciantes a aumentarem as vendas nesta que é, ao lado do Natal, a data mais importante no calendário do varejo de brinquedos e demais segmentos voltados ao público infantil. A notícia será trabalhada pelos assessores de imprensa regionais nos veículos de suas respectivas cidades.​

Cenário econômico – O Estado de S. Paulo destaca que o Tribunal de Contas da União (TCU) informou que o custo do empréstimo firmado com um conjunto de bancos para socorrer as distribuidoras chegará a R$ 26,59 bilhões. Segundo o TCU, esse será o custo que o consumidor terá que pagar por meio da conta de luz, nos próximos dois anos, considerando o empréstimo, de R$ 17,8 bilhões, e os juros e os custos bancários da operação, de R$ 8,79 bilhões. O relatório do ministro José Jorge afirma que a mudança na fórmula do preço da energia no mercado de curto prazo realizada no ano passado agravou os problemas do setor elétrico ao incluir o custo das térmicas no cálculo.  

A escassez de água nos campos da região sudeste, principalmente em São Paulo, faz os preços subirem na feira, de acordo com economista da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). O Índice Ceagesp de setembro registrou alta média do preço de 2,67%. É a segunda variação positiva seguida, após quatro quedas. No ano, a elevação está em 2,22%; e em 12 meses, em 3,22%. O índice é composto por uma cesta de 150 produtos, entre frutas, legumes, verduras e peixes. A variação desses custos é repassada do consumidor final. ​As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Cenário geral –  Segundo a Folha de S. Paulo, os três principais candidatos à Presidência da República definirão na última hora as estratégias para o debate de hoje, na TV Globo, pois aguardam a divulgação à noite das pesquisas Datafolha e Ibope. O posicionamento de cada um deles dependerá destes resultados, mas as equipes de campanha já estão treinando seus respectivos candidatos para possíveis cenários: 

A campanha de Dilma Rousseff (PT) prevê que Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) não brigarão entre si e deverão intensificar os ataques a Dilma para disputar o voto oposicionista. Ela foi orientada a não ficar na defensiva e a atacar os dois adversários.

A equipe de Marina a preparou para “todas as situações”. Ela foi avisada da possibilidade de ser ignorada por Dilma, caso as novas pesquisas indiquem que Aécio se tornou um rival mais competitivo na reta final. Neste caso, o desafio será não parecer “fora do jogo”.

Aécio deve reforçar as críticas ao governo e à presidente, apresentando-se como o voto útil para derrotar o PT. Mas sua equipe prevê poucas chances de embate direto, devido às regras “engessadas” do debate

Cenário regional – O Diário de Votuporanga e o Jornal da Manhã, de Marília, publicam artigo do diretor-técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, sobre a importância do empresário criar um ambiente positivo e amistoso entre os funcionários de uma equipe para que as empresas aumentem a produtividade. O jornal Comércio da Franca traz a programação do ER de Franca para a Semana do Empreendedor, de 13 a 18 de outubro. 

Manchetes do dia

O Estado de S.Paulo / Marina e Aécio atacam uso dos Correios em campanha

Folha de S. Paulo / Alckmin não cumpriu 4 de cada 10 promessas de 2010

O Globo / Aécio e Marina acusam Correios de atuação eleitoral 

Valor Econômico / Efeito Marina beneficiou captação interna e externa 

Brasil Econômico / Bolsa cai e investidores estrangeiros aumentam participação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário