No caso da movimentação de materiais, é importante que o projeto seja elaborado a fim de diminuir ao máximo a movimentação dos itens, visto que um sistema propriamente desenvolvido consegue reduzir em até 20% o tempo de operação. Dessa forma, deve-se analisar os locais para recebimento e despacho dos componentes, aliando com o espaço disponível para estocagem, equalizando esta conta para resultar no mínimo de movimentação possível.
Além disso, no caso de produtos frágeis, o risco de avariar é proporcional ao número de vezes que o item é movimentado. Portanto, o ideal é alocar o produto sem movimentá-lo até o momento de seu carregamento. No caso das transportadoras, o sistema de cross-docking é cada vez mais utilizado. As docas de recebimento estão à 180° do local de carregamento, ou seja, o material entra por um lado, é separado, e após o picking é direcionado diretamente para a expedição, quase em linha reta. Dessa forma, evita-se que o material seja manuseado diversas vezes, reduzindo assim o custo de movimentação e o risco de avarias.
Porém, a determinação do layout não deve ser analisada somente para casos onde a obra está em construção. Nas demais situações, o layout pode ser remanejado, a fim de diminuir os 25% do tempo, em média, trabalhado em uma indústria destinada à movimentação de materiais.
O que ocorre, na maioria dos casos, é a falta de indicadores para este tipo de atividade. As empresas não conseguem mensurar o tamanho da perda, ou até mesmo o custo de um layout incorreto. Com isso, alguns fatores devem ser analisados para identificar possíveis perdas com movimentação:
Custos Fixos: Custo do espaço físico (incluindo despesas fixas) , mão de obra para movimentação, tempo utilizado nas operações, depreciação de máquinas e equipamentos.
Custos Variáveis: combustível, lubrificantes, peças de reposição, manutenção.
Portanto, é de extrema importância a análise prévia do layout nos novos projetos das empresas. É possível também, um estudo em organizações já estabelecidas, afim de reduzir as perdas com movimentações desnecessárias, arranjando máquinas e equipamentos.
Escrito Por : Leandro Callegari Coelho Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).
O layout é personalizado para cada tipo de empresa, mas se bem elaborado, economiza tempo, evita avarias pelo excesso de manuseio.
ResponderExcluirSilas A. Moreira - 4º sem. de Logística UNIP
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCom um bom Layout obtêm - se resultados surpreendentes na redução de custos de operação e no aumento da produtividade e eficiência.
ResponderExcluirFlávia de S. P Leite - 4° Sem. de Logística UNIP-Pinheiros
Um bom Layout aumenta o grau de acessibilidade ao material, facilita o fluxo de materiais, diminuem os locais de áreas obstruídas, aumenta a eficiência da mão-de-obra, a segurança do pessoal e do armazém.
ResponderExcluirBruna B. Grequi - 4º sem. de Logistica UNIP-PINHEIROS
O bom planejamento do layout é um fator essencial na área de armazenagem, pois é uma garantia de eficácia das operações logísticas e colabora para a diminuição dos custos fixos e variáveis.
ResponderExcluirCarolina C. O. Campos - RA: B45144-0
4°semestre de Logística - UNIP Pinheiros