A trading
paulistana Expogear Automotive começou os seus negócios pelo mundo árabe há
cerca de 20 anos e hoje tem na região um dos seus principais mercados. Entre os
países árabes, a empresa exporta autopeças para Síria, Egito, Iraque e Emirados
Árabes Unidos, de acordo com informações do proprietário, Cleber Felix.
A Expogear é
especializada em vendas de peças para caminhões e ônibus, mas também
comercializa autopeças para tratores e automóveis. Os mercados atendidos são
Oriente Médio e África, além da América do Sul. A empresa chegou a exportar para
países como Rússia e Coreia do Sul, mas hoje não atua neles, já que não consegue
oferecer preços adequados. Nos arredores do mundo árabe, a trading também vende
para Irã e Turquia.
O proprietário da
Expogear vem se preparando para atender cada vez melhor o mercado árabe. Está
aprendendo a falar árabe e mantém na sua vida alguns costumes árabes, como não
beber ou comer carne de porco, o que ajuda na relação com os importadores. "A
cultura é importante, a história é importante e a religião é importante", afirma
Felix.
O futuro das vendas
para o mundo árabe e das exportações como um todo, no entanto, ele não vê com
muito otimismo. Felix diz que as vendas vêm recuando desde 2008, quando começou
a crise econômica mundial e acredita que agora os países devem fechar ainda mais
seus mercados para proteger as empresas locais. Reduzindo preços e vendas de
petróleo para outras nações, a economia do Oriente Médio também sofre, conclui
ele.
A Expogear foi
criada em 1992 e trabalha intermediando e consolidando vendas de fabricante de
autopeças do Brasil. O trabalho envolve desde a formulação do pedido, até a
obtenção das certificações, o agenciamento do embarque, rastreamento da
mercadoria e o pós-venda, com o monitoramento da chegada dos produtos. Ele conta
que cada mercado tem suas especificidades. No caso da Síria, o navio não pode
passar por porto de Israel.
Uma das frentes da
Expogear é atender pedidos de importadores. Ele afirma que a operação de buscar
vários tipos de produtos e enviá-los de uma só vez, por meio da trading, fica
mais vantajosa para o comprador do que fazer vários pequenos pedidos. Além deste
tipo de ação, a cotação genérica do pedido de um cliente, a empresa atua de
outras formas.
Uma das demais
áreas é a arregimentação de fábricas brasileiras para participar de feiras no
exterior de forma conjunta, com divisão de custos de estande, auxiliares
bilíngues, etc. A Expogear ainda presta serviço na promoção específica de
algumas fábricas no exterior. Normalmente são fábricas que não possuem uma
estrutura de exportação. "Mas tem produtos de qualidade, que seguem as
especificações internacionais", conta Felix.
Fonte: Agência Anba
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