A diversificação da oferta de produtos exportáveis para o Brasil é um dos fatores que impulsionou este crescimento. “Tivemos uma grande diferenciação de produtos exportados para o Brasil em 2016. Um exemplo é o GPS (aparelho de radionavegação). Recorde de exportação, o GPS foi um projeto desenvolvido no Equador que agora está sendo exportado para o Brasil. É um produto de grande ajuda para as empresas que precisam deste equipamento”, explica Alexis Villamar, Diretor do ProEcuador no Brasil.
Entre os produtos em destaque estão diversos tipos de pescados e atum, ícones da oferta exportável e no qual o Equador tem grande tradição, sendo um dos países de maior volume de exportação para países do mundo todo.
Para 2017, a expectativa é bastante otimista. De janeiro a março, o Equador exportou quase 39 milhões de dólares para o Brasil. Um número bastante superior em relação a 2016, cujo trimestre registrou pouco mais de 20 milhões de dólares em exportação para o Brasil.
“Este crescimento se deve também ao incremento de 31 novos produtos na lista. São itens que devem consolidar a sua exportação para o Brasil e vão além da oferta exportável, como a produção de antenas que teve crescimento recorde com a mudança do sistema de transmissão de TV analógico para digital, assim também o ingresso de produtos como a Stevia, que é um adoçante natural, e que vem do Equador para o consumidor brasileiro. E por que não falar do palmito, um produto muito conhecido no Brasil, e que agora chega ao Brasil numa variedade gourmet”, finaliza Villamar.
(Fonte: Assessoria de imprensa ProEcuador)