sexta-feira, 1 de julho de 2016

Cônsul-geral da Argentina defende fortalecimento do Mercosul


Data de publicação: 01/07/2016
Para o cônsul-geral da Argentina, Diego Malpede, é essencial expandir a atuação do Mercosul para outras regiões, consolidar a negociação com a União Europeia e buscar novos acordos, inclusive com a Aliança do Pacífico, aumentando a participação e a relevância de Argentina e Brasil no comércio internacional.
A análise foi apresentada em reunião na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que teve como proposta o debate das relações comerciais entre Brasil e Argentina, bem como o futuro do Mercosul.
De acordo com nota divulgada pela Fecomercio, Malpede destacou que o intercâmbio comercial entre os dois países sofreu uma queda acentuada nos últimos cinco anos, mas passos importantes foram dados, como a renovação do Acordo Automotivo até 2020. Também é esperada a recuperação das trocas comerciais entre os dois países a partir do segundo semestre.
Para Malpede a Argentina tem que entrar nas cadeias globais de valor e recuperar setores industriais como o automotivo, plástico e metal mecânico. Nesse contexto, ele ressalta a importância de os dois países trabalharem juntos para fortalecer o Mercosul.
Segundo o presidente do Conselho do Comércio Externo da FecomercioSP, Euclides Carli, é preciso ajustar uma nova agenda para o Mercosul, que nos últimos anos deixou de ser um bloco comercial relevante e se tornou um campo de discussões políticas. "A Argentina acena para a retomada do livre comércio e deixa de lado os interesses políticos e ideológicos, se aproximando do propósito inicial do bloco. Essa postura é muito importante para retomar a importância do Mercosul", afirmou.
Fonte: FECOMERCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário