quarta-feira, 3 de junho de 2015

Exportação da América Latina recuou 9,1% (Agência ANBA)



As exportações latino-americanas caíram 9,1% no primeiro trimestre deste ano sobre igual período do ano passado, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (02) pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O movimento reflete a deterioração do desempenho das exportações que vem sendo observada desde o final do ano passado, de acordo com material da instituição. No ano passado elas já haviam caído 2,7%.

O documento Estimativas das Tendências Comerciais da América Latina afirma que a diminuição das vendas externas foi generalizada e ocorreu em quase todos as nações da região. As exportações dos países andinos tiveram a maior queda, de 19,2%. O segundo maior recuo foi no Mercosul, de 13,7%, e o terceiro foi da América Central e República Dominicana, com 4,6%. A menor diminuição foi no México, com 0,4%. O relatório do BID inclui dados de 17 países e divide a América Latina nestas quatro regiões: Países Andinos, Mercosul, América Central e República Dominicana, além de México.

Individualmente, apenas três economias exportaram mais de janeiro a março deste ano sobre os mesmos meses de 2014, de acordo com o banco. Honduras teve o melhor desempenho, com avanço de 12% nas vendas internacionais, El Salvador teve o segundo melhor aumento, de 10,8%, e a Guatemala registrou exportações 4,5% maiores nesta comparação. As maiores quedas vieram da Colômbia, com 30,2%, e da Bolívia, com 28,6%. As exportações brasileiras caíram 13,7%, segundo o BID.

A instituição financeira cita vários fatores para este cenário na região. Entre elas estão a valorização do dólar e a queda de preço dos produtos básicos, como petróleo. Mas o BID lembra que o movimento de queda está alinhado com a dinâmica atual do comércio mundial, que no primeiro trimestre recuou 11,6% sobre os primeiros três meses de 2014.

Fonte: Agência ANBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário