segunda-feira, 18 de maio de 2015

PANORAMA - IMPRENSA ​18.05.2015​



Cenário empreendedorismo – Uma onda de solicitações de renegociação de contrato de aluguel invadiu o varejo. Após acentuada queda nas vendas, lojistas de shopping Center tem buscado administradoras para rever seus acordos. O movimento, segundo o jornal Valor Econômico, é encabeçado por micro e pequenos lojistas, com menor poder de capital e ganhos numa escala também mais baixa. Porém, grandes marcas já sinalizam para o mesmo tipo de acordo. A Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) prevê um crescimento de 8% para 2015, ante um crescimento de 10% em 2014. A entidade pondera que hoje o custo fixo de ocupação de uma loja em shopping deva consumir 15% do faturamento. Há quatro anos esse percentual respondia a 10%. 

Matéria da Folha de S.Paulo mostra que o aplicativo WhatsApp, utilizado para troca de mensagens gratuitas, agora virou ferramenta de vendas. De loja de roupas a pizzaria, o jornal listou exemplos onde o aplicativo começa a cair no gosto dos empreendedores. Segundo uma comerciante, o valor de sua conta de telefone caiu 70%. Em outro exemplo, a gerente de uma loja de moda feminina conta que as vendas já representam 30%. Especialistas ouvidos pela reportagem alertam para o cuidado que o empreendedor precisa ter para não tornar suas mensagens indesejadas e que suas propagandas não se tornem uma espécie de spam.  

Cenário econômico –  Editorial do jornal O Estado de S.Paulo aleta para crise na indústria. Segundo o jornal, o volume de produtos importados que circula no Brasil hoje é de 22,3%, retrato do baixo poder de competição, alto custo de produção e até ineficiência do produto nacional. O jornal aponta ainda que o setor está estagnado há pelo menos quatro anos e, que além do mercado interno, perdeu 9% das exportações nos quatro primeiros meses do ano. A baixa competitividade da indústria seria o reflexo do baixo investimento no setor desde os tempos do governo Lula, onde as políticas trataram de levar novos consumidores ao mercado, mas não focaram na ampliação da capacidade produtiva. O jornal acredita que o país só sairá dessa situação quando o governo assumir os erros e entender o problema, passos que ainda não foram dados.    

Cenário geral – O uso água do chamado “volume morto” do sistema Cantareira completou um ano. Porém, os problemas de falta de chuva vão além do racionamento de água e começa a afetar os negócios no entorno da represa. Donos de pousada e marinas no local lamentam a falta de chuvas. O movimento caiu cerca de 70%. Dos 40 funcionários de uma pousada restam apenas 17. Na marina que guardava 220 barcos, hoje acomoda apenas 90. O empresário conta que muitos desses clientes não voltarão nunca mais, já que aproveitaram a estiagem para venderem seus barcos.

Cenário regional -  O Agoravale destacou eventos do Sebrae-SP em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) nas cidades de Pindamonhangaba e Sào José dos Campos, dias 19 e 20, respectivamente. Nos eventos, as micro e pequenas empresas terão acesso a informações sobre os produtos do BNDES especialmente desenvolvidos à sua condição empresarial e terão a possibilidade de tirar dúvidas diretamente com os técnicos do próprio banco. Além disso, contarão com a presença dos maiores bancos brasileiros, a fim de viabilizar os produtos BNDES e outras oportunidades. 

Manchetes
O Estado de S. Paulo  Petrobras admite que crise pode afetar o pré-sal
Folha de S. Paulo – SP solta infrator grave antes do prazo máximo
O Globo – Com mais verba, ensino superior brasileiro não reduz evazão 
Valor Econômico – Ministro dá início a reforma amplas nas leis de imigração   

Brasil Econômico – “O quadro atual da educação é calamitoso”, entrevista de Mangabeira Unger, ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário