quarta-feira, 7 de maio de 2014

PANORAMA – IMPRENSA 07.05.2014



Cenário empreendedorismo – O prefeito Fernando Haddad regulamentou, ontem, a lei de venda de comida de rua na cidade, mas licença só poderá ser pedida daqui a 30 dias, prazo estipulado para que as subprefeituras (32) definam os locais que poderão receber esse tipo de comércio.  A taxa mínima para a licença é de R$192,65 por ano. Consultor do Sebrae-SP foi entrevistado pelo jornal Agora e disse que empresários que optarem por pratos mais simples e rápidos, como massas e comida chinesa, devem lucrar mais. O especialista também pede para quem quer entrar nesse ramo ficar de olho na higiene e na escolha do local. O ideal são vias com grande movimento de pessoas.

Cenário econômico – Pronunciamento da presidente Dilma Rousseff, em um jantar para jornalistas, na noite de ontem, no Palácio da Alvorada, repercute nos principais veículos de comunicação. Ela defendeu as políticas fiscal e monetária de seu governo e considerou absurda a história do "Brasil explodir em 2015". A Folha de S. Paulo definiu como "alfinetada" aos adversários. A presidente disse ainda que a inflação está controlada, mas admitiu que não está tudo bem com o nível dos preços. Dilma argumentou que a média da taxa de inflação dos três primeiros anos do governo Fernando Henrique Cardoso foi de 12%, ante cerca de 7% no mesmo período do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva e de 6,97% nos oito anos de gestão Lula e do atual é de 6,08%. Sobre o assunto Petrobras ela disse que pode ter havido equivoco.

Cenário geral –  Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça a liberação de publicação de biografias sem autorização prévia. O projeto cria a possibilidade de quem se sentir atingido em sua honra com a obra buscar um juizado especial em busca de uma decisão que retire da biografia o trecho questionado em edições futuras. O projeto segue agora para votação no Senado.

No mesmo dia que Felipão anunciará a seleção do Brasil, hoje, às 11h, a mídia também destaca que Aneel detectou atraso em obras que garantem energia para a Copa. De acordo com os jornais O Estado e o O Globo estrutura elétrica de metade das cidades-sede estão atrasadas. Em quatro cidades — Porto Alegre, Belo Horizonte, Manaus e Curitiba — os atrasos são significativos e, em alguns casos, as obras não serão entregues até o Mundial. É o que diz nota técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) .

Cenário Interior –  Projeto Alimentação Fora do Lar ( AFL), que já foi implantado na capital e em outras cidades do estado de São Paulo, chega na próxima segunda-feira , 12 de maio, a Marília. A cidade tem um universo de aproximadamente 4 mil estabelecimentos desse setor ( alimentação fora do lar).

Manchetes

O Estado de S. Paulo / Aneel vê atraso em obras que garantem energia para a Copa
Folha de S. Paulo / Câmara libera publicação de biografia não autorizada
O Globo /  Elétricas cobram urgência contra crise
Valor Econômico / Déficit das geradoras pode alcançar até 20 bilhões
Brasil Econômico /  Governo rechaça críticas e nega corte de energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário