terça-feira, 6 de maio de 2014

AGRICULTURA DISCUTIRÁ COM MINISTRO LOGÍSTICA E ARMAZENAGEM


O ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Antonio Henrique Pinheiro Silveira, é o convidado da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para audiência pública desta quinta-feira (8).
O ministro vai prestar esclarecimentos sobre os problemas de infraestrutura enfrentados pelo comércio externo brasileiro, principalmente no setor de logística e armazenagem.
O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que solicitou o debate, argumenta que, com o crescente desenvolvimento do comércio exterior e a consolidação do modelo de desenvolvimento do País, faz-se necessário adequar a infraestrutura brasileira às novas demandas. "Os investimentos, principalmente em logística, são indispensáveis para a sustentação do aumento do comércio exterior do País. Entretanto, esses investimentos não têm ocorrido nos volumes e prazos necessários para acompanhar o ritmo acelerado desse desenvolvimento."
Na opinião do parlamentar, além do baixo investimento, estão a burocracia, as greves, a baixa competitividade, o preço elevado dos combustíveis, e os problemas de infraestrutura. "Esses fatores afetam diretamente o nosso desenvolvimento, resultando em um quadro que mostra um Brasil que produz, vende com extrema eficiência e competência, mas não consegue escoar de forma eficaz para o mercado externo."
Convidados
Também estão convidados para o debate:
- o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Jorge Ernesto Pinto Fraxe;
- o presidente do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), Paulo Fleury;
- o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC), Martin Aron;
- o presidente da Associação Brasileira das Empresas Operadoras de Regimes Aduaneiros (ABEPRA), Paulo Catharino Gordilho; e
- a gerente de Relações Governamentais e Internacionais da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Marcella Cunha.
A audiência será realizada às 9h30, no plenário 6.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário