quarta-feira, 2 de abril de 2014

MDIC PARTICIPA DO FÓRUM NACIONAL DO VAREJO


O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Secretaria de Comércio e Serviços (SCS), participou nesse sábado (29) do 2º Fórum Nacional do Varejo, no Guarujá, em São Paulo. A partir do tema central 'Responsabilidade do Varejo no Redesenho Estratégico do Brasil', líderes empresariais e governamentais debateram assuntos como ambiente de negócios, desenvolvimento econômico e inovação tecnológica no setor.
No encontro, o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro, lembrou que o varejo participa do Plano Brasil Maior por meio do Conselho de Competitividade do Comércio. Ele destacou que o setor é o maior gerador de empregos privados formais do país, e exibe importantes indicadores de modernização e crescimento.
"Além de iniciativas específicas do MDIC, a Secretaria de Comércio e Serviços desenvolve ações transversais com outros órgãos do governo nas esferas municipal, estadual e federal. O foco no ganho de competitividade para o setor de Comércio alia soluções que vão desde a redução da burocracia, sustentabilidade ambiental, infraestrutura urbana, inovação, internacionalização das marcas brasileiras, até as relações de consumo. Nesta gestão tivemos, como prioridade máxima, o cuidado com o capital humano, com melhoria nas relações do trabalho por meio da desoneração da folha de pagamentos a 18 segmentos do comércio varejista, e bem como na formação profissional de milhões de profissionais em todo o país qualificados pelo Pronatec e outros programas", destacou.
Humberto Ribeiro ainda lembrou o Programa de Excelência em Serviços (Servir), lançado em parceria com o Inmetro, e que permitirá que os estabelecimentos comerciais sejam identificados e avaliados pelo seu padrão de qualidade na oferta de serviços, incentivando-os, constantemente, na busca da excelência no atendimento ao consumidor. "Com o Plano Brasil Maior, o setor terciário deixou sua tradicional condição de caudatário das políticas públicas para ocupar a moderna condição de protagonista do desenvolvimento sócio-econômico do Brasil", completou o Secretário.
Os participantes do Fórum, coordenados por João Dória Jr (LIDE) e Marcos Gouvea (GS&MD e IDV), se comprometeram a detalhar sugestões para os próximos avanços do setor, por meio de uma carta-síntese, instrumento que o Secretário do MDIC manifestou de pronto o desejo em estudá-lo.
Sobre o Fórum Nacional do Varejo
Promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), e pelo Lide Comércio, o encontro foi realizado dos dias 28 a 30 de março em Guarujá (SP), e reuniu mais de trezentos líderes empresariais e autoridades governamentais. Nos debates, conceitos, oportunidades, desenvolvimento e posicionamento do setor no Brasil e no exterior. O Fórum teve a participação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e presidentes de grupos empresariais como Flávio Rocha (Riachuelo), João Pedro Paro (Mastercard), Márcio Utsch (Alpargatas), Luiza Trajano (Magazine Luiza), Alair Martins (Martins), Rômulo Dias (Cielo), Artur Grymbaum (Boticário), Sônia Hess (Dudalina), Cyro Diehl (Oracle) e Nadir Moreno (UPS), entre outras lideranças empresariais.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário