
O empreendimento
será feito pelo consórcio formado pelas firmas Serveng, Constremac e Constran,
vencedoras da licitação com a proposta de R$ 287,2 milhões. O valor será pago
com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento - Copa (PAC/Copa).
Nesses últimos dias
que antecedem o início do serviço, estão sendo realizadas reuniões com o grupo
ganhador da concorrência, para que sejam definidos os locais de instalação dos
canteiros de obras. "Estamos nos reunindo com o consórcio para ver onde vão ser
posicionados os canteiros e onde vão ser feitas as construções das peças
pré-moldadas das lajes. As tratativas estão em andamento para que os trabalhos
avancem", explicou Vicente.
O diretor da
estatal prevê que duas áreas sejam disponibilizadas para a construção dos
pré-moldados e que um canteiro fique na Avenida Mário Covas. "Teremos área
suficiente para ir fabricando esse material e levando para o cais", disse.
A obra será
dividida em sete trechos. Ao todo, serão cravadas 682 estacas em 1.320 metros de
cais. A primeira área de trabalho - que vai envolver os trechos 1, 2, 3 e 4 -
fica entre o Cais da Marinha e o T-Grão. O serviço começará por ela para não
atrapalhar a temporada de cruzeiros, que terá início em novembro.
Conforme estipulado
em contrato, o consórcio terá 26 meses para concluir os trabalhos. Porém, a
Docas espera que o serviço seja finalizado antes, para que esteja pronto para a
Copa de 2014. O evento esportivo deve ocorrer em aproximadamente dois anos.
O adiantamento faz
sentido, pois a ideia da obra é atender, sobretudo, a Copa do Mundo no Brasil.
Isso porque, com o alinhamento, será possível atracar seis navios nas
proximidades do Terminal de Passageiros, da Concais. Atualmente, somente três
navios podem parar em frente à instalação.
Santos já tem
escalas de embarcações confirmadas para a Copa. Dois navios da MSC vão trazer
cerca de 15 mil mexicanos para assistir aos jogos. A expectativa é de que outras
operadoras também tragam seus navios. Além de atender os cruzeiros, a obra trará
benefícios para a operação de cargas e melhores acomodações para os navios da
Marinha.
Fonte: A Tribuna
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