sexta-feira, 15 de junho de 2018

Ônibus metropolitanos são aprovados em programa de redução de poluentes

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, data estabelecida em 1972 pela Organização das Nações Unidas, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) fez um balanço deste ano do Programa ConscientizAR, que visa diminuir a emissão de poluentes dos ônibus das linhas intermunicipais das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo.
EMTU
No período de janeiro a maio deste ano, o projeto avaliou os ônibus metropolitanos do sistema regular das regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba.
A análise é realizada por uma equipe técnica que avalia o nível de fumaça preta expelida pelo escapamento dos coletivos, utilizando o opacímetro, aparelho que mede a quantidade e a opacidade da fumaça (grau de enegrecimento expresso em porcentagem).
Na Grande São Paulo foram verificados 738 ônibus. Do total, 686 foram aprovados, correspondendo a 93% dos veículos vistoriados.
Já na Baixada Santista, 99,69% da frota avaliada foi aprovada no programa. Foram 484 veículos inspecionados pelos agentes da EMTU.
Na região de Campinas, dos 1.107 coletivos avaliados, 85% foram aprovados, o que corresponde a 940 veículos.
Nas inspeções realizadas no Vale do Paraíba/Litoral Norte, 316 veículos foram analisados. Desse total, 83%, cerca de 262 ônibus apresentaram nível de emissão em níveis permitidos.
Em Sorocaba 86 ônibus foram vistoriados e 61 tiveram resultado positivo, 71% do total.Programa ConscientizAR
O ConscientizAR faz parte da política da EMTU de responsabilidade social e preservação do meio ambiente. Tem caráter educativo e busca informar as empresas operadoras sobre a necessidade de manter os motores regulados.
Criado em 2008, o programa realiza o trabalho de campo diariamente por técnicos treinados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à má qualidade do combustível utilizado. Em caso de irregularidade, a empresa é multada e os veículos são impedidos de circular até a regularização.
https://portogente.com.br/noticias/transporte-logistica/102340-onibus-metropolitanos-sao-aprovados-em-programa-de-reducao-de-poluentes?utm_campaign=14062018&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Nenhum comentário:

Postar um comentário