Data de publicação:22/06/2017
Em visita à Rússia na terça e ontem, o Presidente da República, Michel Temer, assinou acordo que visa intercâmbio de dados das declarações de exportação entre os dois países. A decisão, no entanto, pouco influenciará a relação comercial com os russos.
O chamado "Memorando de Entendimento" prevê aumentar a integração aduaneira entre os dois países e institucionalizar as 'informações pré-chegada', que são mensagens enviadas previamente ao recebimento da mercadoria pelos respectivos países. Esses dados servirão para o controle antecipado e a gestão de risco comercial.
Entretanto, o ato em si, não deve potencializar a corrente de comércio com os russos. "É sempre importante ter aproximação com a Rússia porque eles têm um papel importante na geopolítica mundial. Agora, do ponto de vista econômico, não são tão relevantes. Esse memorando não tem efeito prático no trânsito comercial, e pode ter sido praxe para justificar a viagem", opina o professor de economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Paulo Feldmann, conforme noticiado pelo jornal DCI.
Fonte:Diário do Comércio e Indústria - DCI
Nenhum comentário:
Postar um comentário