segunda-feira, 12 de março de 2012

COMO APRESENTAR EM PÚBLICO SEU TRABALHO EM GRUPO?

- Treinar a quantidade de slides pelo tempo disponível - individual;
- Dividir o tempo entre os apresentadores de forma igual; - Tempo de apresentação 20 minutos para o grupo todo. Dividir todos e considerar o tempo de troca. Veja que passado 20 minutos, a apresentação acaba e quem não apresentou perde a apresentação ou o tempo usado pela equipe, lembre que a nota da apresentação é individual; - Não poluir imagens; - Não colocar muito texto; - ... Informações devem ser simples; - Identificar o apresentador nos slides (cada apresentador com seus slides);
- Montar a apresentação em uma sequencia lógica;
- Não esquecer e não fugir do objetivo do trabalho;
- Gráficos claros e simples;
- Cruze as informações para ver se não são divergentes na apresentação; - Evite fundo de tela fundos de tela carregados;
- Erros de português são inaceitáveis;
- Nem todo mundo precisa saber expressões técnicas, ler Inglês, outra língua, ou mesmo conhecer as abreviaturas. Se pretende usar, coloque o significado em português entre parêntesis;
- Lembre que você está vendendo sua idéia para alguém importante da sua empresa e que ele precisa acreditar nas suas idéias e que ele pode não ter experiência na sua área;
- Material de apoio a banca é sempre interessante;
- Em caso de Apresentação à banca, leve duas mídias gravadas,1 pen drive e 1 CD, por exemplo;
- Nenhuma conversa paralela; - Nenhuma conversa sobre coordenação da apresentação, cheguem organizados e combinados;
- Organize seu grupo para os participantes não ficarem espalhados na hora da apresentação. O orador sempre para o lado da apresentação;
- Orador deve dividir seus olhares para a banca e platéia; - Nunca passar em frente ao projetor; - Nunca tocar a tela;
- O primeiro apresentador apresentará os participantes do grupo individualmente e a empresa trabalhada;
- Demais simplesmente continuam sua oração sem mencionar o que já foi dito ou dizer “vou falar de...”;
- Último apresentador deverá apresentar uma conclusão muito clara; - Nunca apontar as informações do slides com a sobra do seu dedo;
- Usar antena ou laser para apontar pontos do seu slide; - Ler frase do tópico e explicar – Ler próxima frase e explicar e assim por diante, sempre olhando para a banca e ao público;
- Leitura contínua não é apresentação;
- Assistir bancas de colegas em silêncio; - Roupas: Harmonia...Equipe com vestimentas o mais próximo do padrão possível, ou seja, todos o mais parecido possível (Sugestão: todos de Blue Jeans, camisa branca, manga longa e meias e sapatos pretos/ calças e/ou saias discretas (claro que as saias são só para as mulheres) pretas, etc...);
- Mulheres não devem se apresentar com roupas sensuais ou extravagantes; - Mulheres devem ter maquiagem e adornos discretos; - Celulares desligados durante a sua apresentação e dos outros;
- Não entrar ou sair da sala durante as apresentações; - Nada nas mãos ou nos bolsos, apenas um apoio de mão de meia lauda (colinha em meia folha);
- Nunca explique o assunto dos seus parceiros; - Sentados, parceiros podem dar dica ao apresentador sutilmente; - Seriedade, sem sorrisos ou comentários engraçados; - Sincronia na apresentação na mudança de slides, ou o próprio apresentador troca os slides, ou um ajudante muda. Lembre que o apresentador não deve ficar indicando ao ajudante o momento da mudança de slide; - Nunca pedir desculpas, se errou, corrija suavemente sua idéia e siga em frente;
- Uma apresentação é feita por uma equipe, cada um faz uma parte, mas todos devem saber todos os assuntos, pois poderão ser questionados sobre o assunto de outro participante do grupo;
- Caso algum participante falte, dividam a apresentação entre os presentes;
- Ao final da apresentação, o último participante agradece e aguarda os comentários da banca;

Nenhum comentário:

Postar um comentário